- – O que é lista ?
- – Como conseguir minha lista ?
- – Como ela pode ajudar meu negócio ?
- – O que é lista
Lista são o armazenamento ou agrupamento de contatos de pessoas que possivelmente podem estar interessados em seu produto/serviço.
A palavra possivelmente é muito importante no processo de compreensão sobre o uso e a criação de uma lista.
O agrupamento de contatos, cadastros e derivados já é assunto importante para muitas empresas por décadas, e ainda será por todo o futuro que podemos imaginar.
Quando as vendas caem em sua empresa, o que você faz para retomar as médias ?
Acredito que parte do seu plano de ação é justamente buscar vender novamente para quem já comprou de você, e isso só é possível porque você armazenou o contato desta pessoa em seus bancos de dados, que em alguns casos, se resumem a uma “agendinha”.
O exemplo citado a cima se refere a revenda, porém, já imaginou se você cadastrasse todas as pessoas que entraram na sua loja no ano anterior para perguntar algum preço ou algo que aparentemente era descompromissado ?
Bom, se você tivesse feito isso, você teria uma lista de pessoas que “possivelmente” poderiam se tornar clientes.
- – Como conseguir minha lista ?
Agora que você já sabe que listas são reuniões de contatos e dados de pessoas que possivelmente podem se tornar clientes, precisamos descobrir como criar essas listas…
O meio mais comum e mais fácil de criar essa lista seria registrando o contato de todas as pessoas que se relacionam com a sua empresa independente do nível de interesse, por outro lado, apesar de ser obvio, muitos empreendedores(as) não o fazem, e acabam por não ter esse banco de dados a sua disposição quando necessário.
Porém, levando em consideração que no nosso exemplo a empresa faz esse cadastro, nós teríamos algumas condicionais, ou limitações, que poderiam ser por exemplo, limitação de pessoas disponíveis para cadastrar essas informações em caso de empresas com o alto volume de atendimento.
Pensando na limitação anterior, e usando a tecnologia, algumas empresas já exploram ferramentas digitais para automatizar esse cadastro e criar seus acervos de contatos.
O meio mais utilizado para esse processo é a criação e LANDING PAGES, páginas que convidam ou estimulam o seu usuário a deixar seu contato.
Em alguns casos o usuário é estimulado a deixar o contato em troca de uma ISCA Digital.
No meio digital esse termo é bastante usado, “ISCA DIGITAL” por exemplo, são bônus, ou materiais que a pessoa ganha em troca ao se cadastrar, esse estimulo é usado pensando no conceito de que as pessoas tendem a devolver uma generosidade, e neste caso ela recebe algo, e tende a querem retribuir deixando a porta aberta para uma futura conversa, sabendo que ao deixar seu contato, ela será contatada em algum momento.
A Jmarketing cria diversos modelos de LANDING PAGES, que vão desde o layout mais simples, até o mais elaborado, e também fornece mecanismos de captação de contatos que vão desde um formulário simples em que o contato é direcionado para seu e-mail, até modelos que organizam as informações automáticas e ainda respondem seus usuários de forma automática.
O modelo mais usado atualmente é o modelo que vai para o e-mail e para o whatsapp ao mesmo tempo, este método associado a uma boa estratégia de atendimento, faz com que o processo de transformar possível cliente em cliente, fique mais curto, tendo em vista que o contato já está no whatsapp e que o dinamismo do whatsapp torna o envio de estímulos mais fácil.
- – Como ela pode ajudar nosso negócio ?
Agora que você já sabe que listas são na verdade um agrupamento de contatos que possivelmente podem mudar do estágio de curiosos para clientes, tudo fica mais obvio.
Lembra que perguntei o que você faria se suas vendas caíssem e você tivesse que retomar as médias de vendas ?
Então, agora você tem uma lista de contatos no whatsapp que ao ser trabalhada de maneira correta, podem se tornar pessoas interessadas em algum produto/serviço da sua linha.
Como fazer com que elas mudem esse estágio de curiosos para interessados é material para outro post, porém agora você já sabe, cada cliente, cada contato, cada simples dúvida que um estranho(a) tem ao entrar em sua loja, ou visitar seu site, é uma oportunidade futura de negócio, então, corre e construa sua lista o quanto antes.
A Jmarketing cria sites que fazem com que seu processo de criação de listas seja inteiramente automático, contatos vão entrar para você, sem que você precise ter um funcionário(a) focado em abordar todos que passarem na frente da sua loja, veja mais sobre LANDING PAGES AQUI.